[se a lógica puder concluir-se sem a resposta a certas questões, então deve sem elas concluir-se]
[a lógica cuida de si própria; temos apenas que ver como ela o faz]
[se alguém se atemoriza perante a verdade, nunca pressente a plena verdade]
[que aconteceria se os nossos sinais fossem tão indeterminados como o mundo que espelham?]
[para reconhecer o sinal no sinal, há que atender ao uso]
[«um estado de coisas é pensável» («imaginável») quer dizer. podemos dele fazer uma imagem]
[(...) só posso negar que a imagem está correcta, mas não posso negar a imagem]
[a palavra é uma sonda; algumas vão muito fundo; outras só a pouca profundidade]
[(quanto mais antiga é uma palavra, tanto mais fundo ela vai)]
[não apertar o nó antes de se estar seguro de ter apanhado a ponta correcta]
[as palavras são como a pele em água profunda]
[(uma das tarefas mais difíceis do filósofo é descobrir onde está o problema)]
[(tenta-se, muitas vezes, saltar por cima de grandes abismos do pensamento e, então, cai-se no meio)]
[a exigência de coisas simples é a exigência da precisão do sentido]
[só podemos prever aquilo que construímos] o inverso também é verdade, digo eu
[(...) a vida é o mundo]
[(...) é feliz quem cumpre a finalidade da existência, Dostoievski]
[Posso tornar-me independente do destino]
[Quem é feliz não deve ter medo. Nem sequer perante a morte.]
[Só é feliz quem não vive no tempo, mas no presente.]
[Se por eternidade se entender não uma infinita duração temporal, mas a intemporalidade, então pode-se dizer que vive eternamente quem no presente vive.]
[O medo perante a morte é o melhor sinal de uma vida falsa, isto é, má.]
[O homem não se pode, sem mais, fazer feliz.]
[Quem vive no presente vive sem medo e sem esperança.]
[O mundo e a vida são um]
[A ética não trata do mundo. a ética deve ser uma condição do mundo, como a lógica.]
[A ética e a estética são um.]
[Será ver uma actividade?]
[Como pode o homem ser feliz, se não consegue impedir a miséria do mundo?]
[A boa consciência é a felicidade que a vida do conhecimento consente.]
[A vida do conhecimento é a vida que é feliz, apesar da miséria do mundo. Só é feliz a vida que pode renunciar à comodidade do mundo. Para ela, as comodidades do mundo são apenas graças do destino]
[Que tem a História a ver comigo? O meu mundo é o primeiro e o único]
[O que os outros no mundo me disseram acerca do mundo é uma parte mínima e secundária da minha experiência do mundo]
[A arte é uma expressão.
A boa obra de arte é a expressão consumada.
A obra de arte é o objecto visto sub species aeternitatis; e a vida boa é o mundo visto sub species aeternitatis. Tal é a conexão entre arte e ética.]
[O que não se pode pensar também não se pode dizer]
[o milagre estético é que o mundo exista. Que exista o que existe.]
[será a vontade uma tomada de posição face ao mundo?]
[o sujeito é o sujeito volitivo]
[o acto de vontade não é a causa da acção, mas a própria acção]
[não se pode querer sem agir]
[desejar não é agir.mas querer é agir.]
[o desejo precede o acontecimento, a vontade acompanha-o]
[o acto de vontade não é uma experiência]
[se o suicídio é permitido, então tudo é permitido]
[se algo não é permitido, então o suicídio não é permitido]
[isto esclarece a essência da ética. Pois o suicídio é, por assim dizer, o pecado elementar]
Wittgenstein
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